Janaúba
×
Janaúba
Janaúba
R$ 0,10
Janaúba: Para que serve e como usar:
A janaúba é uma planta medicinal conhecida também como janaguba, tiborna, jasmim-manga, pau santo e raivosa. Ela possui folhas verdes largas, flores alvas e produz látex com propriedades cicatrizante e germicida.

A Janaúba pode ser usada no tratamento de furúnculos e úlcera gástrica devido a sua propriedade anti-inflamatória ou cicatrizante, por exemplo. A janaúba pode ser encontrada em alguns mercados e lojas de produtos naturais e seu nome científico é Himatanthus drasticus (Mart.) Plumel.
A Janaúba possui propriedades purgativa, analgésica, antimicrobiana, vermífuga, anti-inflamatória, cicatrizante e estimulante do sistema imunológico. Assim, a janaúba pode ser utilizada para:

Diminuir a febre;
Tratar úlceras gástricas;
Auxiliar no tratamento de gastrite;
Combater infecções intestinais por vermes;
Tratar furúnculo;
Aliviar os sintomas da luxação;
Acelera o processo de cicatrização de feridas;
Fortalece o sistema imune;
Ajuda no tratamento da Herpes.
Apesar de não estar cientificamente comprovado, popularmente acredita-se que a janaúba também pode ser utilizada contra a AIDS e alguns tipos de câncer.

Leite de Janaúba
A parte utilizada da Janaúba é o látex, que é extraído do tronco da planta. O látex diluído em água resulta em leite de janaúba que pode ser utilizado via oral, em compressas ou duchas para tratamentos na cavidade vaginal ou anal.

Para fazer o leite de Janaúba, basta diluir o leite em água. Depois, usar 18 gotas de leite para um litro de água fria e diluir. Recomenda-se tomar duas colheres de sopa após o café, duas colheres depois do almoço e duas depois do jantar.

Não é recomendado seu uso contra a AIDS e contra o câncer porque podem diminuir a eficácia da quimioterapia.

Efeitos colaterais e contraindicações
A janaúba só deve ser utilizada sob orientação medica pois quando utilizada em doses superiores a 36 gotas do seu extrato pode ser tóxica para o fígado e para os rins. Além disso, o uso do leite de janaúba só deve ser feito sob recomendação médica para evitar efeitos tóxicos e interferência no tratamento de algumas doenças, como o câncer, por exemplo.